terça-feira, 29 de maio de 2012

Retratos da Leitura do Brasil - Instituto Pró-Livro


Em retratos da Leitura do Brasil encontramos pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro em sua 3ª edição/2011 onde podemos acompanhar as mudanças quanto a interesses, representações sobre leitura e livro, influenciadores, motivações, limitações, preferência por suporte digital ou impresso e outras variáveis usadas na pesquisa para medir e desenhar esse comportamento que possibilitam traçar tendências, segundo perfil da população, e identificar políticas e ações que deram certo.
Na opinião de seus autores, esse estudo é fundamental para orientar a formulação e a avaliação de políticas públicas, planos e programas de governo ou ações desenvolvidas por organizações do terceiro setor voltadas à democratização do acesso ao livro e o fomento à leitura. E ainda, o Instituto Pró-Livro espera oferecer ao disponibilizar este estudo a todos os que acreditam que esse seja o caminho para a construção de um país de leitores.
Este projeto, segundo os mesmos, tornou-se referência como o primeiro e único estudo em âmbito nacional sobre o comportamento leitor do brasileiro. Os resultados da segunda edição até hoje subsidiam estudos, decisões de governo, são citados por especialistas e dirigentes da área do livro e leitura e, inúmeras vezes, foram pauta em artigos e entrevista na mídia especializada.
Dez anos já se passaram desde a primeira edição e ao analisarmos seus indicadores ao longo deste tempo, podemos refletir acerca das principais mudanças no comportamento leitor por região e segundo perfil dos leitores, é possível também traçar políticas de governo e ações da sociedade voltadas ao fomento à leitura e o acesso ao livro.
Tem-se também a intenção de que este estudo possibilite avaliar o que deu certo e o que pode ser melhorado, e que contribua para identificar ações efetivas no fomento à leitura que possam responder a perguntas ainda com poucas respostas como:

Como despertar no jovem o gosto pela leitura?
Quais práticas são efetivas na mediação da leitura?
Como formar professores leitores?
Como transformar municípios em municípios leitores?
Qual o percurso para a construção de um país de leitores?
O que já percorremos nessa construção?
O que falta construir?

Os autores afirmam ainda: “sabemos que há precondições para que se fomente a leitura e se crie as condições para o acesso e o interesse pelo livro – não basta investir em bibliotecas se o leitor não for cativado. Não será possível cativar leitores se ele não compreende o que lê. E não adianta reduzir o preço do livro se os jovens preferem celulares ou redes sociais”.

Vale a pena conferir esse trabalho do Instituto Pró-Livro.

Um comentário:

  1. Incentivo a Leitura, creio ser esse o caminho! Procuro agir assim com meus filhos. O de 2 anos tem livro desde bebê. Sempre os estimulei mostrando figuras, cores, animais,etc. A medida que vão crescendo, vou adequando os livros às suas idades... Funcionou com os dois mais velhos, de 14 e 10 anos. Hoje são leitores vorazes! Apesar de serem também "conectados".

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