Para Dansereau, “a leitura como
processo é constituída pelo conhecimento de símbolos gráficos (escritos ou
impressos) que servem para estimular significados da experiência passada do
leitor”.
Para Lionel Bellenger , “ler é
ser um pouco clandestino, é abolir o mundo exterior, deportar-se para uma
ficção, abrir o parêntese do imaginário”.
Para o pedagogo e matemático
Gaston Milaret , “ler é ser capaz de transformar uma mensagem escrita numa
mensagem sonora segundo certas leis precisas. É compreender o conteúdo da
mensagem escrita, é ser capaz de julgá-lo e de apreciar seu valor”.
Para Ezequiel Theodoro da Silva3,
“ler é, antes de tudo, compreender”.
Para Magda Becker Soares,
“leitura não é (...) ato solitário; é interação verbal entre indivíduos e
indivíduos socialmente determinados”.
A autora diz também que a
leitura:
(...) do ponto de vista da
dimensão individual de letramento (a leitura como uma ‘tecnologia’), é um
conjunto de habilidades lingüísticas e psicológicas, que se estendem desde a
habilidade de decodificar palavras escritas até a capacidade de compreender
textos escritos. (...) refletir sobre o significado do que foi lido, tirando
conclusões e fazendo julgamentos sobre o conteúdo. (SOARES, 2002, pp. 68-69)
Ler para Borel-Masonny (1949),
“significa, estando-se diante de um signo escrito, encontrar a sua
sonorização.” (1960), “ler oralmente significa, diante de um signo escrito,
encontrar sua sonorização portadora de sentido”.
Já para Foucambert,
(...) Ler é funcionar como uma
agulha de um toca-disco que transforma vibrações de um certo tipo em sinais de
um outro tipo.
(...) A leitura é um equilíbrio
entre o processo de identificação de palavras que não pudemos prever com
precisão – e que, por isso, informam – e o processo de verificação da
antecipação de palavras que pudemos prever – e que, portanto, informam menos.
(...) Não existe leitura se não
existir uma expectativa, uma pergunta, uma questão, antes da interação com o
texto.
(...) Ler é ser questionado pelo mundo
e por nós mesmos, é saber que certas respostas podem ser encontradas no
escrito; é poder ter acesso a esse escrito; é construir uma resposta que
integre uma parte das informações novas e tudo o que já sabemos.
(...) Ler é verificar a exatidão
de uma antecipação. (apud BARBOSA, 1990, p.90)
A leitura é um processo no qual
“o leitor é um sujeito ativo que
processa o texto e lhe
proporciona seus conhecimentos, experiências e esquemas prévios.” (SOLÉ, 1998,
p. 18)
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