segunda-feira, 4 de junho de 2012

A essencial relação entre leitura e escrita


Rui de Lucca 

Por pouco este texto não se atrasou excessivamente, de acordo com a frequência que tenho costume de escrevê-los. Na última semana mergulhei no trabalho. Isso não quer dizer que tenha me tornado um "workaholic" (compulsivo por trabalho) mas por pura fruição do ofício da escrita mesmo.

Colaborei incansável com alguns sites literários, escrevi, escrevi e li também, por que não? Nunca as funcionárias da biblioteca municipal me viram tanto nos últimos dias, o mesmo para as meninas das livrarias. Tanto li, escrevi, conversei, pensei que então surgiu logo o meu tema dessa semana: A essencial relação entre leitura e escrita. 

Pois é, muitos pedagogos, professores, sábios e pais dizem que o hábito da leitura sistemática é essencial para o desenvolvimento saudável de uma mente crítica e bem informada. Eu tenho um pouco a discordar deles, pois, quem lê sistematicamente muitos romances clássicos, a nata lambida pela intelligentsia, pode incorporar muita cultura, sem necessariamente questioná-la. Não acredito que, pelo acúmulo de cultura alguém possa vir a se tornar crítica, mas sim pedante. Sabe aquela pessoa que não consegue falar uma frase sem fazer uma citaçãozinha de um filósofo ou escritor famoso? Então, essa mesma.

Urge escrever também. E mostrar os textos, e aceitar críticas, para que com o tempo possa surgir uma luzinha de criticismo em si mesmo. Quantas vezes eu não chorei na ingenuidade de minha quinta série ao levar fumo dos professores de português nas aulas redação! O método deles era equivocado (a sordidez com uma criança de onze anos), mas na sexta série eu me adaptei. Li muito e escrevi compulsivamente. Aquela imagem de um garoto sentado à mesa e rasgando a folha de tanto apagar até atingir o primor do texto.
No entanto cabe abrir um par de parênteses aqui. Pensar criticamente sugere digestão, o que não combina com uma era de "eterno presente" como a nossa em que há uma explosão planetária de informações renovadas diariamente e que perambulam pela internet.

Há, igualmente, uma situação delicada da prática de escrita quando se diz respeito aos blogs pessoais. Eu mesmo parei há algum tempo de ler esses tipos de blogs, que chamo carinhosamente de hemorrágicos, pois publicam fragmentos de texto incessantemente a cada minuto. Parecendo mais com um rolo de papel higiênico sem fim com milhares de anotações dispensáveis e que somente de vez em quando, em meio ao mar de textos, se encontra uma pepita aurífera para ser garimpada. Atualmente leio, por exemplo, blogs sérios, organizados e que tem uma razão justificada para seus textos. Que cooperem com a manutenção democrática do pensamento autêntico, e não somente histerias inúteis acontecidas na noite anterior e que não podiam deixar de serem publicadas. Sim, porque, ao utilizar um blog de maneira leviana, o blogueiro estará correndo o risco de manchar a própria imagem, por mais que este seja uma massa disforme e sem rosto como é comum encontrar em usuários da rede, todavia a consciência muito provavelmente pesará. O blogueiro, publicando sem autocrítica do próprio conteúdo, assemelha-se ao autor de livros ruins que não tem vergonha de publicar seu trabalho malfeito.

"Escrever e ler é só começar" - eis o meu aforismo. Há tudo para ser lido e, novamente, tudo para ser relido. Uma vida só daria para tudo isso? Quase me esqueço: Há tudo para ser refletido. Talvez por isso aboli parcialmente, desde o primeiro ano de ensino médio, o hábito de assistir televisão (quando não a TV Cultura). Assim como Borges disse uma vez eu assumo concorde: "Pode sim um homem viver para a literatura". Soa hiperbólico, mas quem é que não cultiva valores poéticos dentro de si?

Rui de Lucca Trizóglio é ensaísta, contista e romancista e mantém uma página na internet dedicada principalmente à literatura (http://espereeveja.blogspot.com/).

Um comentário:

  1. Pena que o POST nao ajudou quanto está escrito no título, o escritor falou pouco ou quase nada à respeito, ele se dirigiu muito mais a sua opinião a respeito de informaçes e fontes que usa para seu autor conhecimento.

    ResponderExcluir