terça-feira, 5 de junho de 2012

Final de conversa

Ao chegarmos ao final deste trabalho que, como de início dissemos ser de grande relevância e complexidade, alguns aspectos ficaram evidenciados para nossa equipe:
Ler e escrever são ações que devem ser estimuladas e exercitadas;
A família e a escola possuem responsabilidades neste processo;
Independente da disciplina, todas devem ser promotoras do ato de ler e escrever;
Todo questionamento, toda inquietação, toda dúvida, provoca reflexão e tendem a nos impulsionar para a busca de respostas;  
Ser autor requer não somente leitura, mas principalmente, atitude, coragem para se expressar e abertura ao erro e às críticas que nos permitem a partir deles crescer;
Estar no mundo já faz de nós leitores, as condições sociais e suas inter-relações é que nos fazem distintos uns dos outros em relação ao que compreendemos;
O leitor precisa ser cativado;
A sabedoria encontrada na leitura é fonte de poder.


Não podemos nos omitir diante da situação em que nos encontramos como "elites dominantes" em relação aos nossos alunos.
Precisamos ser agentes transformadores diante deste quadro excludente em que se encontra nossa sociedade, que é reproduzido na escola, cumprindo nosso papel de incentivadores na busca do saber.


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